sábado, 31 de agosto de 2013

"Sal da Terra" / "Salt of the Earth"

"Sal da Terra"/"Salt of the Earth" por Paola Ranova (2013). Pulseira em contas de cristal de rocha na forma de elipse, em homenagem a Hipátia de Alexandria. O sal da terra é uma imagem presente no Evangelho de Mateus e descreve as pessoas que fazem diferença na busca de um mundo melhor. O formato elíptico das contas lembra as órbitas excêntricas dos planetas em nosso sistema solar, sendo o Sol uma das representações simbólicas de nossas essências em muitas visões de mundo sobre espiritualidade. Quatro fios de cristais de rocha no pulso nos inspiram a agir de forma pura e dentro de nossas verdades, tentando não causar dano aos demais.

"Eu Te Vejo" / "I See You"

"Eu Te Vejo", por Paola Ranova (2010). Pulseira em contas redondas de ágata preta. As constelações familiares de Bert Hellinger inspiram-se, em grande parte, em valores da cultura zulu. Segundo síntese elaborada por Silvana Taufic, "O criador do método de Constelações Familiares foi um missionário católico beneditino que viveu na África há muito tempo. E uma de suas tarefas era alfabetizar as pessoas da tribo zulu. Aparentemente este contato não foi sem consequências. Hellinger disse que foi modificado por este intercambio. Os zulus são muito fechados para as pessoas de fora, sendo difícil partilharem seu conhecimento, suas tradições e sabedorias para algum estrangeiro. Como Hellinger ficou muito tempo trabalhando com eles, com o passar dos anos foi conquistando um lugar, a confiança e a simpatia dos zulus. Observou que quando uma pessoa da tribo encontra com outra pessoa ,eles dizem: "eu te vejo". Não é uma saudação automática, não é uma cortesia. É um contato. Eu te vejo. Quando dizem isto, querem dizer que também veem os seus antepassados, seus ancestrais. E ver a linha da qual essa pessoa advém é ver o mundo em que vivem, sua conexão com a terra, e sua conexão todo o ambiente que lhe provê sustento para sua vida. Hellinger diz: "Nós não temos uma alma, e somos, sim, parte de uma alma". Quando ele diz isto , está falando que somos exatamente uma parte... Somos um elemento importante do nosso sistema familiar." http://silvanataufic.blog.terra.com.br/2008/10/07/bert-hellinger/ Essa peça é um convite à compaixão. Ela nos inspira a enxergar o próximo em suas circunstâncias, especialmente sua ancestralidade, seus antepassados e sua história pessoal dentro de um sistema familiar. A ágata é uma pedra suave e amorosa, e a cor preta traz à tona a verdade e uma postura de recolhimento que invoca respeito a todos os seres. As contas de ágata preta com bandas que lembram olhos dessa peça podem nos inspirar a enxergar os próximos e a nós mesmos com mais amorosidade. A forma de pulseira é um convite a estendermos a mão com humanidade a todos que estão perto de nós.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Querubim/Cherub

Pingente retangular em prata e quartzo rutilado dourado. O formato vertical da pedra integra céu e terra, e a lapidação em meia-lua ancora o princípio feminino. Quartzos rutilados nos inspiram a viver de acordo com nossas essências, e o quartzo rutilado dourado é uma pedra angelical que atrai principalmente a pureza de crianças e a presença de querubins. Os rutilos potencializam a força do quartzo e promovem cura vibracional em todos os níveis, abrindo a aura para purificação, diminuindo as limitações e permitindo acesso à espiritualidade mais elevada ao repelir energias negativas. As grandes quantidades de rutilos dourados finos em tons de mel da peça atraem abundância, doçura, bondade, leveza e alegria de viver.

sábado, 17 de agosto de 2013

Sobre o Propósito das Joias Espirituais

Antes de tudo o objetivo com as joias espirituais é artístico. Elas são a expressão de ideias que surgem de forma livre a partir de conhecimentos com os quais entro em contato pelo estudo de espiritualidades e religiosidades, mas em primeiro lugar tem apenas a função de manifestar a criatividade no mundo da arte e da contemplação desapegada de pedras, cores, texturas e símbolos. Em segundo lugar, para quem se interessa por isso, elas também podem ter atributos emocionais e tocar o coração, estimular a reflexão sobre nossos sentimentos, posturas e ações, e navegar por um caminho de autoconhecimento. Mas não se trata de estimular fantasias e pensamentos mágicos em relação às pedras. Se fosse assim a vida seria muito fácil ;-)

sábado, 3 de agosto de 2013

Foco / Focus

"Foco", colar em prata e cornalina laranja, por Paola Ranova (2012). Pingente em forma de chama invoca a imagem do fogo em pontas de vela e pontas de lança, que nos ajudam a ter foco na meditação e em nossos objetivos. A cornalina clareia a percepção e estimula capacidades analíticas, nos ancora no momento presente e traz coragem, vitalidade e criatividade, eliminando medos, evitando abusos e combatendo condicionamentos negativos. Esse pingente na região no colo nos inspira a dar ritmo à vida pelas batidas do coração.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Chão / Ground

"Chão", por Paola Ranova (2013). Pingente retangular em prata e esmeralda, inspirado no chão de grama de uma lagoa marinha. A esmeralda é uma pedra de clareza mental e proteção, que nos traz integridade, infinita paciência e fidelidade àqueles que amamos, além de promover a unidade, a parceria, a amizade e o amor entre casais.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Cachoeira/Waterfall

Colar em pastilhas de cristal de rocha, por Paola Ranova (2013). Pastilhas de cristal de rocha com incrustações de citrino, quartzo hematóide, rutilos e olho de tigre vermelho trazem a força mineral da água para ativar fluxos de energia vital. Os nós na linha marrom do colar representam pedras de cachoeiras, lembrando que somos capazes de contornar qualquer obstáculo se estivermos conectadas ao movimento da vida.